-
Arquitetos: Dreessen Willemse Architecten
- Área: 1 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hugo Thomassen
-
Fabricantes: B&B Italia, Dedon, Holland Aqua Sight, Knoll International, Kone, Luceplan, Nemetschek, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Villa 22º, a água serve como um elemento de conexão, ela não apenas desempenhou um papel unificador no processo de construção, na preparação do concreto, mas também tem uma função determinante na maneira como a residência é vivenciada e percebida. A casa tem uma elegante interação geométrica de linhas com papel protagonista do concreto, vidro e madeira - formando uma simbiose com a água vibrante na piscina. Essa associação entre a natureza dura e inflexível do concreto, a aparência quente da madeira de olmo e a água tremulante, conferem à Villa 22º uma sensação acolhedora e caseira. A residência fica situada em uma colina na paisagem rural do verde e arborizado entorno do rio Meuse. O design alongado convida, oferece segurança e proporciona uma experiência de vida única, com uma alternância de privacidade e transparência. O nome Villa 22º é inspirado na localização específica do edifício, que fica em uma inclinação de 22 graus. Por coincidência, o número da casa também é 22.
Durante a construção da casa, o concreto foi moldado in loco e todos os tubos e instalações foram instalados nas lajes de concreto. O potencial do concreto como material de construção, e como protagonista da identidade arquitetônica do edifício foi levado ao extremo. As varandas salientes são ilustrativas da tensão que pode ser alcançada com o concreto. Do lado de fora, a elegante residência parece parte integrante da colina em que foi projetada. A natureza circundante é projetada para o interior através das janelas, você se encontra dentro de casa, mas cercado pelo verde. A piscina, situada no segundo andar, é visível da sala de estar, onde funciona quase como um grande aquário. Devido ao movimento constante da luz refletora vinda de fora, a piscina parece uma pintura viva, um "tableau vivant", que muda constantemente ou que, com adição da luz artificial, introduz um toque exótico à experiência do espaço interno. O interior é espaçoso e oferece vistas surpreendentes para o entorno ou para os detalhes geométricos da própria arquitetura.
A casa é caracterizada por um caráter meditativo, no qual se pode olhar tanto para dentro, para a edificação, quanto para fora, para a beleza natural que a rodeia. Nos quartos, o concreto exala uma aparência macia. Não apenas o potencial construtivo do concreto foi totalmente explorado, mas a expressividade estética do material também aparece sutilmente na superfície. Como é de conhecimento geral, o concreto endurece com a adição de água, por sua vez, a água fornece força e confere a ele um caráter único. Não é apenas dentro da edificação que a água desempenha um papel de liderança, mas principalmente na vida. Isso faz da Villa 22º uma casa para a eternidade, onde viver com estilo e conforto é o essencial.